sábado, 19 de agosto de 2017

BIOGRAFIAS FADISTAS




JÚLIO PROENÇA

Filho de Amélia da Conceição Proença, Júlio Proença nasceu em Lisboa, no bairro da Mouraria, no dia 25 de Outubro de 1901. Desde cedo Júlio Proença sentiu o apelo fadista, aprendendo a cantar com a sua mãe.
Sobrinho do cantador António Lado, começou aos 16 anos (1917) a cantar o fado como amador e, até à sua profissionalização em 1929, na opereta "Mouraria"- que se estreou no Coliseu dos Recreios, cantou em inúmeras festas de beneficência, nas esperas de touros, e outros espaços.
Júlio Proença exerceu sempre a profissão de estofador-decorador numa das mais importantes casas do ramo sita na cidade de Lisboa.
Ao longo da sua actividade artística, Júlio Proença passou pelo “Salão Artístico de Fados” e pelos retiros: “Charquinho”, “Ferro de Engomar”, “Caliça” e “Pedralvas”, entre outros.
Na década de 20 fez parte da primeira digressão artística de artistas de Fado que percorreu algumas terras do país e de que faziam parte os colegas Maria do Carmo, Joaquim Campos, Alberto Costa, Raul Ceia, os guitarristas Armando Freire "Armandinho", Herculano Rodrigues e o violista Abel Negrão.
Júlio Proença passou também pelos teatros: “Apolo”, “Trindade”, “Avenida”, “Maria Vitória”, “Joaquim de Almeida”, “Éden-Teatro”, “São Luís”, “Variedades” e “Capitólio” e nos clubes “Ritz”, “Monumental”, “Olímpia” e “Maxim's”, evidenciando, em inúmeros espectáculos, o seu enorme talento.
Posteriormente, cantou no “Retiro da Severa”, no “Solar da Alegria” (que dirigiu em conjunto come Deonilde Gouveia em 1931) e cafés “Gimnásio”, “Mondego” e “Luso”.
Júlio Proença foi um dos primeiros cantadores a cantar nas emissoras C.T.1 A.A, Rádio Luso, Rádio Peninsular e Rádio Condes.
Destacamos as gravações: “Mentindo Sempre”, “Olhos Fatais”, “Como Nasceu o Fado”, “Mentindo”, “Três Beijos”, “Meu Sentir”, “Meu Sonho”, “Minha Terra” (de cuja música é autor), bem como das músicas dos fados “Verbena”, “Lélé”, “Arlete”, “Fado Proença”, “Modesto” e “Fado Moral”. Regista-se também a gravação em dueto com Joaquim Campos dos discos “Dueto sobre o Fado” e “Romance”.
Participou numa audição de fados no Forte de Monsanto, no dia de Novembro de 1934, «1ª festa que da grande série que este jornal está empenhado em realizar em estabelecimentos prisionais e hospitalares», conjuntamente com Maria Carmen, Rosa Maria, Joaquim Campos, Joaquim Seabra, Júlio Correia e António Sobral (cf. Guitarra de Portugal de 14 de Novembro de 1934)
"Júlio Proença (juntamente com Ercília Costa e Márcia Condessa) tomou parte no espectáculo da "Mãe de Portugal" que se realizou no Coliseu do Porto, sob o alto patrocínio de Madame Carmona." (cf. Canção do Sul de 16 Setembro de 1944)
Em 1946 partiu para Moçambique onde fixou residência e onde viria a falecer, em Setembro de 1970. (Observações: Em 21-05-1946, aquando da sua ida para África, foi homenageado numa festa realizada na Sala Júlia Mendes no Parque Mayer.)

Fonte: Museu do Fado - Última actualização: Maio de 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário